sábado, 17 de novembro de 2007

Crítica: COMPROMETENDO A ATUAÇÃO


Se o espectador não assistir por completo, ou simplesmente julgar pelo título da obra, certamente não vai emitir um juízo adequado para o novo filme de Bruno Bini, Comprometendo a atuação. O filme mostra um talentoso jogador de futebol (personagem de Jonathan Haagensen), morador da periferia cuiabense, que divide seu tempo entre o treino da equipe, o trabalho no estoque de um supermercado e a assistência a sua linda namorada (personagem de Michelle Valle). Wallace tem a chance de ser convocado por uma grande equipe carioca. Para isso, ele precisa estar preparado, se concentrar no jogo e esquecer sua vida sexual quase “compulsiva”.

Ainda que a temática utilizada seja adocicada, romântica e engraçada (e isso traz um sabor a obra), a trama mostra, na simplicidade das personagens, um retrato quase pitoresco do meio esportivo brasileiro; seja pela vontade do personagem de ser um jogador bem-sucedido, seja pelo prazer de estar sempre indo para cama com a sua namorada. Outra coisa interessante de ser notada é a duplicidade no significado da palavra “atuação”. O técnico chama Wallace na conversa, cobrando rendimento do jogador em campo. Ao mesmo tempo, há uma cobrança da namorada, dizendo que ele precisa deixar de ser mais ou menos na cama. Estes momentos mostram ao espectador que as duas significações inquietam o personagem, na mesma proporção, durante todo o filme.

O sabor de fato do filme não está propriamente na trama, e sim na fotografia e na trilha sonora. A escolha de imagens, os recortes e aproximações, aliadas a uma trilha sonora belíssima, traçam na obra uma linha tênue entre a personalidade, a felicidade, e a devoção do personagem às diversas ações executadas, clima típico da população dos subúrbios brasileiros. A seleção musical, com toda a sua diversidade, dá à obra um caráter brasileiro, partindo da cena particular de Cuiabá-MT.

Moisés Nascimento

(texto produzido na oficina “O curta-metragem brasileiro: história e crítica”)

Nenhum comentário: